Regularização de Imóveis em Mauá
Independente se você planeja construir, reformar ou abrir um comércio dentro da sua propriedade, é de extrema importância que seu imóvel esteja regularizado. Isto evita diversos problemas na hora da aprovação de trabalho de construtoras, por exemplo, além de te salvar de apuros com a prefeitura da sua cidade.
Procure a prefeitura de sua cidade e regularize seu imóvel.
Ao chegar lá, eles te passaram uma série de documentos e processos que serão necessários para seu imóvel ser regularizado. Cada município possui suas próprias exigências, o que torna esse processo um pouco demorado.
Para que sua obra seja regularizada, nem tudo que é pedido se aplica ao seu caso. Porém, existem sim documentos básicos necessários por padrão. Estes são:
Alvará de construção
Nenhuma modificação na propriedade terá início se você não possuir um alvará de construção autorizando a mesma.
Isto necessariamente diz que você precisa ir na prefeitura registrar um pedido de alvará. Basta seguir as regras de construção e perturbação civil enquanto a obra é realizada.
Caso você descumpra as leis, será aplicada uma multa e, ao depender do caso, até mesmo a paralisação da obra. Para que as obras sejam retomadas, será necessário um documento alegando que você foi penalizado,mas pode retomar as atividades no local.
Assim como os detalhes da documentação, as normas de construção são impostas por sua cidade, podendo ser diferente de uma para outra.
Matrícula do imóvel
A matrícula do imóvel é um documento que conta toda a história pelo qual este passou, sendo imprescindível sua importância. Geralmente está em posse do cartório responsável pela região.
Tudo que for feito na propriedade deve estar constando em sua matrícula. Desde a compra por um novo proprietário até a reforma.
Procure o cartório mais próximo e confira se a matrícula está nos conformes.
Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)
Em toda obra é necessário um engenheiro ou arquiteto para acompanhar os processos e atividades realizadas. Este é o responsável, também, por levar o ART e o alvará de construção até a prefeitura, provando seu vínculo com a reforma.